terça-feira, 17 de setembro de 2013


Palavras do Presidente

 I Pedro 5. 2 - “...pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade;...”

         Homens Presbiterianos do Sínodo de Piratininga estou muito motivado para iniciar este trabalho para o Senhor, contudo, vejo que estamos vivendo um momento de muita dispersão no trabalho masculino. Estamos muito assoberbados com os nossos afazeres domésticos e de nossas igrejas, porém, pouco comprometidos com o Serviço do Senhor nas nossas UPHs. Ele nos conclama a irmos à ceifa, a trabalharmos e, não deixarmos de lado a nossa responsabilidade para com os homens perdidos deste mundo.

         Deixo-vos este texto da Escritura Sagrada para nos dar um norte, um rumo a seguir. O Apóstolo Pedro nos conclama ao pastoreio, é certo que ele fala aos presbíteros e a ele mesmo, mas, é totalmente aplicável a nossa vida, somos homens Salvos em Cristo, logo temos que atender ao nosso chamado, cumprir o que está registrado em Mateus na chamada “Grande Comissão”.

         Pedro também nos mostra como deve ser o nosso trabalho, ele diz: “...não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade...”, O trabalho para Deus portanto é de boa vontade e espontaneamente, e nunca por sórdida ganância ou constrangimento, nós homens temos que sair da comodidade estática e partirmos para o trabalho com esse espírito voluntarioso e sem contar os ganhos, para que as nossas igrejas e irmãos nos vejam como homens valorosos e prontos para o trabalho, que os perdidos possam ver em nós verdadeiros expositores do Evangelho de Cristo.

         Conto com todos vocês irmãos, arregacem as mangas e mão à obra.

         Que Deus, em sua infinita graça, nos constranja a sermos mais cristãos e faça de nós vasos de bênçãos.

 

Presb. Luiz Augusto Gonzaga

Presidente da CSHP - Piratininga

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Compromisso dos descompromissados

"Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me". Mateus 16. 24
Estamos vivendo um momento muito delicado em nossa igreja. Quando lemos as palavras de Jesus, isso nos preocupa ainda mais. É comum fazermos nossas reuniões para decidirmos o que seria melhor para a igreja de uma forma em geral. O Supremo Concílio se reune, as sociedades domésticas se reunem, em qualquer instância, quer seja Nacional, Sinodal, Federações e locais. Decisões são tomadas, trabalhos mirabulantes são desenhados, tudo parece estar coadunado com a vontade de Deus, é tudo perfeito, todos estão eufóricos, só que, apenas falta uma coisa, "por em prática".
Dai os problemas aparecem, vejamos as resoluções na CE-2007- Doc. 170 - CE-SC/IPB-2007 – DOC. CLXX – Quanto ao Doc. 115 - Ementa: Relatório das atividades da Secretaria Geral do Trabalho Feminino. A CE-SC/IPB-2007 RESOLVE: ... - 3. Alertar aos Concílios da IPB de que a prática de combater às sociedades internas, objetiva descaracterizar nossa identidade. 4. Relembrar resolução CE/SC/2004 Doc. LXII: “1) Solicitar que a JET dê apoio às Forças de Integração da IPB no sentido de conscientizar os seminaristas da importância de se valorizar a identidade presbiteriana através do fortalecimento das Sociedades Domésticas. 2) Determinar que os Sínodos e Presbitérios empenhem-se para que seus pastores estejam plenamente conscientes da importância das Forças de Integração da IPB e lutem por sua preservação e desenvolvimento. 3) Recomendar à Rede Presbiteriana de Comunicação que viabilize a divulgação dos projetos das Forças de Integração da IPB”.
Quanta dificuldade encontramos na liderança, parece que se esquecem das própias resoluções. Às vezes parece até que existe mais de uma igreja, são várias as vezes que percebemos que Conselhos inteiros se fecham dentro de suas igrejas e criam os "ministérios" e não apoiam a própria resolução da IPB, simplesmente esquecem das sociedades internas, fazem seus próprios trabalhos, acampamentos particulares, evangelismo interno, etc. Quando participam de reuniões de seus Presbitérios, Sínodos e Supremo Concílio, são verdadeiros Presbiterianos, dão idéias, aprovam relatórios, determinam assuntos diversos, e quando voltam ao seus recôndidos eclesiásticos desaprovam a tudo, e escondem as resoluções em seus gabinetes e secretarias.
É fato que o texto citado é muito maior do que "Sociedades Internas da IPB", a abrangência é muito maior, mas nos faz lembrar da nossa cruz, portanto, eu clamo aos homens de nossa igreja, "vamos arregaçar as mangas", e sair a campo, vamos tomar a nossa cruz, vamos apoiar o trabalho das UPHs, pois só assim vamos dobrar àqueles que são desfavoráveis ao trabalho Masculino. Deixemos de sermos descompromissados, não nos miremos em líderes frustados, que acham que o trabalho de UPH é somente trabalho para os "velhinhos" da IPB. Nosso Compromisso é com o Senhor da seara, os campos estão branquejando, o povo clama pelo nome do Senhor. Não nos prendamos por pessoas que atapalham nossa desenvoltura, esses que não querem por a mão no arado conosco, homens de pouca idade e sem cargos, homens com muita idade e muitos cargos, não importa, assumamos nossa verdadeira posição no reino.
Confiança em Jesus
Entusiasmo na ação
União fraternal
Presb. Luiz Augusto Gonzaga
Vice-presidente da Sinodal de Piratininga/SP